terça-feira, 24 de setembro de 2013

IV Encontro - Ação Novo Pinheirinho - 08/09/2013

      Em 08 de Setembro de 2013, o projeto de extensão Memória dos Paladares em parceria com o projeto Diversidades e Performances foi até a comunidade Novo Pinheirinho em Santo André para realização de atividades culturais na comunidade.

      Os alunos da Universidade Federal do ABC reuniram-se às 13:00 horas do domingo atrás do bloco B da universidade para irem até o local. Estavam presentes Ana Sueling, João e Cyntia do projeto Memória dos Paladares e Danielle e Guilherme do Diversidade e Performances, além é claro da coordenadora Ana Maria, Júlia Alice bióloga e colaboradora do projeto além de professora da educação de jovens e adultos da prefeitura de São Bernardo do Campo, Rodrigo Oliveira que vem prestigiando as atividades desenvolvidas pelo projeto e Horts Emil, também grande colaborador que vem enriquecendo as rodas de conversas e as atividades realizadas com sua sabedoria.
Bolsistas, voluntários, convidados e coordenadora do Memória dos Paladares chegando na comunidade Novo Pinheirinho


      Chegando ao Novo Pinheirinho fomos recebidos calorosamente pela comunidades em especial pela Maria. Enquanto Júlia, Ana Maria, Rodrigo e Horts desenvolviam a atividade de elaboração da horta, arrumando parte do terreno para a criação de uma composteira, que posteriormente vai servir como adubo para a horta, Ana Sueling e Cyntia, organizaram  outro espaço para a realização do Túnel das Sensações com as crianças e os membros da comunidade, que se divertiram bastante com os olhos vendados tentando adivinhar quais eram os temperos, bebidas e condimentos.

Ana realizando o Túnel das sensações



      Os alunos Guilherme e Daniele compartilhando o mesmo local do túnel das sensações organizaram o Clube de Trocas que consiste na troca de objetos por outros objetos, objetos por história ou conhecimentos, sendo estes conhecimentos histórias ou saberes, e a troca de conhecimentos por conhecimentos.

Bióloga Júlia ensinando a comunidade a montar a composteira.


      Através dessas atividades ficamos sabendo um pouco mais da história da comunidade e de vida das pessoas que participaram, escutando as crianças e quais são suas expectativas para o futuro, seus desejos e sonhos, sendo bastante enriquecedor.

      Para finalizar, todos os presentes da Universidade e parte da comunidade se reuniram para um debate sobre horta urbana, economia solidária onde pudemos mais uma vez ter uma experiência riquíssima de troca de conhecimento.


Postado por: Ana Sueling Alves Diniz, historiadora formada pela Universidade do Grande ABC , aluna do Bacharelado de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do ABC e bolsista do Projeto de Extensão Memória dos Paladares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário