SOBRE

Memória dos Paladares

Trocando SABERES E SABORES com a comunidade do entorno da  UFABC


     

Nesse programa Memória dos Paladares, entre saberes e sabores, entendemos que seu escopo é de grande importância dentro de uma das atividade-fim da universidade: a extensão, uma vez que estabelece redes, intercâmbios e trocas socioculturais com a comunidade dos arredores da UFABC, minimizando o impacto de sua criação do ponto de vista cultural e social e, em um segundo momento, mostrando que a Universidade não é um pólo isolado das realidades múltiplas da cidade que a abriga, mas sua produção, atividades e espaço devem estar também voltados para a comunidade local. 


Em 2012, foi inaugurada a cozinha Laboratório do programa (Torre 3, bloco A, 7º andar), espaço que esse projeto pretende utilizar para ações extencionistas em 2013 por meio de atividades socio-culturais voltadas tanto para o público acadêmico quanto externo, além da organização de um acervo audiovisual e iconográfico de nome Acervo Memória dos Paladares. Já em 2013 ocorreram atividades como apresentação de receitas para a comunidade acompanhadas de informações culturais sobre a origem, ingredientes e modos de preparo), rodas de memórias que envolvem integrantes da comunidade externa e acadêmica que serão registradas em vídeo e áudio, concursos e elaboração de receitas de receitas, jogos didáticos com objetivo de se informar sobre saúde e cultura alimentar, performances artísticas, workshops e oficinas dentro das temáticas que tangenciam o projeto.

Com a volta do programa em 2015,o Memória dos Paladares começa a vir para uma vertente diferente e bastante gratificante, frequentando lares de idosos por todo o ABC. Juntamente com o programa Mesa Brasil - Sesc, Memória dos Paladares está levando histórias e uma troca de experiências e aprendizado mútuo com os participantes. Com diferentes temas, o programa está buscando levar a cada instituição participantes bastante conhecimento nos diversos temas que se propõe, como consumo consciente, reaproveitamento de alimentos, veganismo e obesidade infantil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário