segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Apresentação de Oficina e Comunicação Oral no II Simpósio Internacional da ABHR



Do dia 24 ao dia 29 de julho o Projeto Memória dos Paladares esteve presente no II Simpósio Internacional da ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões), em Florianópolis – Santa Catarina – apresentando dois novos escopos que integram suas atividades:

(i)                   Oficina Cozinha e Feminismo - Resumo: Visamos discutir questões de gênero relacionadas à cozinha, identificando elementos que dizem a respeito à forma como é tratada a sexualidade feminina. Observa-se que há, com grande frequência, comparações relativas ao ofício de cozinhar que dizem respeito a um papel social definido, assim como o local pertencente a mulher. Nosso objetivo é discutir as opressões sofridas pelas mulheres nesse âmbito. A oficina (2 horas/ 1 dia) será desenvolvida por uma dinâmica na qual os participantes serão personagens, com uso de pequenas fantasias como bigodes e aventais, havendo uma troca de papéis entre homem e mulher. Os participantes serão chamados a vivenciar situações cotidianas onde há opressão feminina relacionada ao ambiente da cozinha. A intenção é de observar a troca de poder - da mulher oprimida e do homem agente da opressão, fazendo com que os homens assumam o papel que as mulheres vivem cotidianamente. Utilizaremos filmes, poemas e músicas que tenham como pano de fundo a cozinha. A oficina foi realizada pelos arte-educadores Ana Clara Tomaz Carneiro, Paulo Henrique de Melo Ferreira e Vitória Melo Ribeiro.





(ii)                Comunicação Oral Discutindo relações entre religiosidade, alimentos e intolerâncias na umbanda, que visava mostrar e discutir a importância dos alimentos na Umbanda, além de evidenciar os preconceitos que ainda cercam esta religião na sociedade.
 

Nossa participação foi de grande sucesso, culminando na troca dos mais diversos saberes ao longo desta semana tão rica e inspiradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário