PUBLICAÇÕES

O III Encontro Nacional de Pós-Graduandos em História das Ciências foi realizado de 16 a 18 de outubro de 2013 na Universidade Federal de Ouro Preto, Campus Mariana, e  teve a participação dos estagiários João Vitor Melo, Ana Caroline Lee, Ana Sueling Diniz e Cyntia Onuki e da coordenadora do projeto Memória dos Paladares profa. Dra. Ana Maria Dietrich. Para ter acesso aos resumos publicados  clique aqui !!


História das Ciências e as novas tecnologias relacionadas a produção de alimentos:
estudo de caso a partir das memórias dos paladares

João Vitor Carvalho de Melo
Graduando do Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal do ABC
joaovitor.ufabc@gmail.com

Profa. Dra Ana Maria Dietrich
Doutora em História Social - FFLCH-USP
Universidade Federal do ABC
(Orientação)
anadietrich1@gmail.com
.

A narrativa de histórias de vida a partir da rememoração de lembranças que marcaram a memória afetiva relacionada ao paladar podem revelar aspectos da História da Alimentação ainda pouco divulgados pela historiografia das ciências. Por meio dessa perspectiva e dentro os objetivos amplos do Programa Memória dos Paladares (PROEXT, MEC, 2011) da UFABC, buscou-se nessa comunicação analisar entrevistas de estudantes da UFABC, avaliando variáveis  sobre o que leva a sociedade de consumo a adotar hábitos alimentares baseados no fast-food e as implicações que a falta do slow-food pode causar nos âmbitos da saúde e socioculturais. A partir da perspectiva da história da ciência, percebe-se que houve mudanças significativas nos hábitos alimentares ligados a produção e consumo, sobretudo no período após o término da Segunda Guerra Mundial quando o uso de tecnologias como químicos sintéticos (aditivos) influenciou no sabor e na qualidade dos alimentos que passaram a ser produzidos em massa.
Palavras-chaves: História da alimentação, História das ciências, Pós-guerra.


_________________________________________________________________


Os Roteiros dos Sentidos na Vila de Paranapiacaba e a sensibilização ao patrimônio histórico científico cultural



Ana Caroline Lee
Universidade Federal do ABC
Engenharia de Gestão
analee.acl@gmail.com

Profa. Dra. Ana Maria Dietrich
Docente Universidade Federal do ABC
Doutora em História – Universidade de São Paulo
ana.dietrich@ufabc.edu.br



      A Vila de Paranapiacaba (Santo André-SP) é berço de um patrimônio histórico e tecnológico ferroviário que, apesar de sua importância, sofreu um processo de descaso do poder público. Em 1987, oficializou-se o tombamento pelo Condephaat, e em 2002, o mesmo pelo IPHAN. É um dos poucos locais industriais que é considerado patrimônio cultural brasileiro. Os Festivais de Inverno de Paranapiacaba, na busca de promover uma efervescência cultural da vila, promoveram mais visibilidade a tal situação. O Projeto Neblina Sobre Trilhos foi o primeiro Projeto de Extensão da UFABC a intervir no Festival de Inverno. Neste ano (2013), a presença da UFABC foi maior e trouxe projetos como o Memória dos Paladares que trabalha com tal sentido para estimular memórias e histórias de vida. Suas atividades foram inseridas dentro do Roteiro dos Sentidos de autoria de Samantha Dean que promoveu atividades em espaços históricos como a Velha Padaria, a Casa Fox e o Largo do Padeiro. Memória dos Paladares realizou exposições artísticas e científicas e levou os visitantes a uma experiência lúdica com alimentos e especiarias, explorando sensações ligadas aos sentidos, além de conduzir debates sobre consumo consciente. Iremos analisar como tal processo privilegiou olhares e sensibilidades diferentes a partir do mesmo patrimônio científico.


Palavras-chave: Vila de Paranapiacaba, Festival de Inverno, intervenção social, projetos de extensão, Memória dos Paladares, Roteiro dos Sentidos.









Laboratório-cozinha do Programa Memória dos Paladares: em busca de uma interação entre a comunidade e a UFABC

Memória dos Paladares: troca de saberes e sabores entre a UFABC e a comunidade local

A UFABC como divisor de águas na cultura alimentar dos estudantes

Das vilas operárias à universidade: O direito à memória da cidade de Santo André

UFABC x Bairro Santa Terezinha – Conflitos e Transformações

Nenhum comentário:

Postar um comentário