quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

XI Encontro Memória dos Paladares: Sessão Pipoca Documentário: "Muito Além do Peso"

Ocorreu a exibição do documentário “Muito além do Peso”, lançado em novembro de 2012, que discute sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos destinada a elas. Tema relacionado ao documentário publicado em 2008, “Criança, a alma do negocio”, que alerta sobre os apelos de mercado voltados ao público infantil e propõe uma reflexão sobre a ética e a responsabilidade de cada setor social n proteção da criança frente às relações de consumo.




Esse documentário é fruto da trajetória de Maria Farinha, do Instituto Alana e da diretora Estela Renner. Estela Renner viajou o país coletando relatos de historias alarmantes sobre crianças com obesidade infantil, de diferentes regiões, mostrando que esse problema é uma pandemia generalizada que não possui fronteiras.
Muito além do peso, fala questiona o porquê de 33% das crianças brasileiras estarem com sobre peso e mostra que essa resposta envolve a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de um modo geral.

Foi realizado um debate com o tema vinculado ao documentário, abordando principalmente os fatores que causam a obesidade infantil, e as iniciativas que poderiam ser implantadas para reduzir esse problema.

Imagem debate

Imagem Debate


Após a realização desse debate e da exibição do documentário, ocorreu o túnel das sensações no laboratório cozinha (7º andar da torre 3, bloco A, UFABC, campus Santo André), com degustação de frutas e redescobrimento dos alimentos através do tato, audição e olfato.

Túnel das sensações - Ana Lee e João Victor

v
Túnel das sensações - Ana Lee, João Victor, Vanessa 

Túnel das sensações - Ana Lee, João Victor, Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário