sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Identidade do Gosto: Palestra no Sesc Consolação


Estivemos presentes nesta ultima quarta-feira (16 de outubro) no Sesc Consolação, onde foi realizado um evento no qual o Projeto Memória dos Paladares foi convidado a comparecer. Realizou-se uma exposição sobre a culinária brasileira e seus diversos aspectos, com vários livros de receitas, e cartazes (Não vou me alongar muito nesta questão, porque haverá um post posterior sobre isso a exposição).

A palestra iniciou-se pontualmente as 19 horas, onde o professor Dr. Renato Janine, professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), fez uma explanação inicial sobre algumas diferenças culturais envolvidas no ato de comer (sobre isso também, será realizado um post posterior). Na sequência, Janine mencionou o problema da fome no Brasil e fez paralelos com os cenários políticos ao longo da história do nosso país.

Mencionou alguns aspectos que para ele, significaram um avanço no combate a fome, dentre os quais destacou: o fim da ditadura militar, a criação do Plano Real no governo FHC e o Plano Fome Zero criado pelo governo Lula. Janine disse que apesar do que é divulgado pela mídia, de que a democracia não deu certo no Brasil, ele citou alguns dados, que indicariam o crescimento do desenvolvimento humano com o fim da ditadura, o maior acesso ao alimento por toda extensão do território brasileiro, o que seria uma prova de que a democracia deu certo sim.

Ele também descreveu a entrevista do ex-presidente Lula, após ter ganho as eleições, no Jornal Nacional, onde os apresentadores fizeram as perguntas clássicas (sobre a moeda, a inflação, o déficit...). E Lula reagiu, questionando-os: "E da miséria, vocês não falam nada?". A frase foi um marco de uma nova agenda, dali em diante se tornaria uma necessidade qualquer candidato ao governo apresentar um plano de combate a miséria e a fome.


E como sabemos o problema da fome não se trata apenas de mais produção de alimentos, mas consiste também na distribuição desses alimentos. O professor Renato Janine disse que estamos caminhando para erradicar a fome, se apoiando nos dados apresentados pelo atual governo de vários brasileiros saíram da miséria, não acreditando contudo que seja isso uma tarefa fácil ou imediata.










Postado por
: Lucas Camilio, discente do Bacharelado de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do ABC e volunt
ário do Projeto de Extensão Memória dos Paladares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário