No período de 12 a 15 de novembro de 2012, realizou-se uma saída de campo para apresentação do Programa Memória dos Paladares no VI Colóquio de História da Unicap na cidade de Recife – PE.
O trabalho foi apresentado no Simpósio Temático ST-3, intitulado Costumes, tradições culturais e identidades (séculos XIX,XX e XXI) e com o tema: Laboratório-Cozinha do Programa Memória dos Paladares da UFABC: extensão, ensino e pesquisa na relação universidade/comunidade com autoria das bolsistas: Ana Diniz, Cyntia Onuki, Camila Zeni e da Profa. Dra.Ana Maria Dietrich.
A cultura alimentar faz parte do imaginário das pessoas, e serve como elo com o passado. Pode-se notar, que os hábitos alimentares da cultura pernambucana foi modificada desde a pré-história, onde consumia-se apenas sementes coletadas e produtos da caça e pesca. Mas a memória destes alimentos é presente até os dias atuais através do uso de produtos da região (peixes, carnes, raízes,etc.) como base alimentar.
A valorização dos costumes e identidade da população constituem o patrimônio imaterial do povo do Recife e pode ser por nós explorada para auxilio no processo de construção do acervo do projeto junto a população circunvizinha da universidade, já que parte dos habitantes do bairro possui raízes no nordeste brasileiro.
A comida da minha viagem.....acarajé
O prato que mais marcou minha viagem foi o Acarajé, que experimentamos na
feira que ocorre na pracinha da praia de boa viagem. O acarajé é uma epecialidade gastronômica da cultura afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite de dendê. O acarajé pode ser
servido com pimenta, camarão seco, vatapá e caruru. Este prato, me trouxe lembraças de minha terra, Porto Velho – RO. Lá, por influência da cultura nordestina, também é servido o acarajé. Seu tempero marcante me trouxe boas recordações.
Camila Zeni, estagiária do Programa de Extensão Memória dos Paladares
Camila Zeni, estagiária do Programa de Extensão Memória dos Paladares
Nenhum comentário:
Postar um comentário